quinta-feira, 28 de março de 2013

Green Cow : '' de doce ja basta a vida ''


Quinta feira pré feriado,resolvi degustar uma cerveja que comprei no festival. Simplesmente a recém-eleita ‘’melhor IPA do Brasil ‘’.Quando cheguei ao festival,basicamente já sabia quais cervejarias visitaria no primeiro dia.Logo que o fiz,resolvi ir atrás de cervejarias que até então não conhecia muito. Cheguei na Seasons,onde fui muito bem atendido,e como todo ‘’lupulomaníaco’’ pedi para experimentar a IPA.Logo na primeira impressão comentei com o atendente da Seasons : -‘’ Bah,mas essa breja me lembra muito a punk IPA da Brewdog !’’.  Pois então,estava certo. Ele me explicou que o lúpulo utilizado na cerveja deles é o Centennial,que também é utilizado na fabricação da Punk IPA,porem esta segunda leva mais duas outras variedades de lúpulo. Poise então,depois da prova,me apaixonei pela Green Cow,tanto que comprei uma garrafa não pasteurizada para levar. Eis minhas percepções destra breja : Cor cobre pouco turva, média formação de espuma,mas que cobre todo o liquido. Bom corpo e aroma potente ! Antes de me aproximar do copo, já senti um aroma fresco do lúpulo.Mais atentamente,percebe-se o aroma bem herbal,de grama,limão siciliano e um leve maracujá.Na boca,acompanha o aroma.Muito pouca doçura...é lúpulo intenso,que vai gradualmente no palato e aos poucos toma toda a boca. Refrescante,saborosa,potente. Esta breja consegue ser tudo isto .



Green Cow IPA
Cervejaria : Seasons
Origem: Porto Alegre-RS,Brasil
Estilo : Indian Pale Ale
Álcool (%) : 6,2%
Preço : R$12,00 (Festival Brasileiro da Cerveja) 
Site : http://www.cervejariaseasons.com.br/


terça-feira, 19 de março de 2013

Festival Brasileiro da Cerveja


É com a maior alegria que escrevo este post . Amanhã (20/03) começa o Festival Brasileiro da Cerveja de 2013,aqui em Blumenau,com a presença de cervejarias já muito bem conceituadas no mercado e outras ainda começando sua caminhada,apresentando a qualidade de seus produtos,novidades de estilos e etc.Uma das novidades da edição deste ano do festival é o primeiro 1º Concurso Brasileiro de Cervejas.Várias cervejas enviadas para avaliação de especialistas no assunto,onde serão premiadas as melhores em cada estilo.O bacana é que o resultado será divulgado no primeiro dia de festival,dando a possibilidade do público degustar as então recém premiadas.Pois bem,eu queria aproveitar este post para deixar umas dicas em relação ao festival da Cerveja.É de costume que eu o faça,e incentivo todos a fazerem se possível : aproveitem ao máximo o festival,degustem várias cervejas,vários estilos,pense e  compare... Sempre se encontram muitas boas surpresas em cervejarias um pouco desconhecidas da maioria do público.Agora,se você por tristeza do destino poderá ir apenas um dia no festival,deixo aqui algumas dicas de cervejarias que você TEM que dar uma passada !

Cervejaria Colorado

A cervejaria Colorado já tem 18 anos de história e pioneirismo no cenário cervejeiro nacional. Irreverente desde o rótulo até a última gota do liquido, tem uma identidade muito interessante, a de utilizar ingredientes tipicamente Brasileiros em suas cervejas. Por exemplo,A Demoiselle,uma porter que leva café nacional da melhor qualidade em sua formulação. Fazem também parte da linha de produtos da Colorado uma pilsen que leva mandioca (Caiuim),uma Weizenbier que leva mel (Appia) e uma IPA formulada com rapadura (Indica).A cervejaria Colorado sempre busca a inovação,e este é um dos motivos da minha admiração pela mesma.Ano passado com todo o prazer pude degustar a Vixnu,uma Imperial IPA na pessão no festival.Pois então,entrei em contato com a Colorado para saber das novidades para esse ano.Foi-me passado que,alem das cinco cervejas já citadas,aestarão presentes no festival a Ithaca e a Berthô,alem de uma cerveja surpresa que só descobriremos no dia. A Ithaca é uma Imperial Stout com um toque especial de rapadura ’’queimada’’. Já foi produzida por um tempo sazonalmente e agora volta ao festival . Já a Berthô é mais uma grata novidade da Colorado. Uma Brown Ale com castanha-do-pará. Já deu pra perceber a irreverência desta cervejaria e de seus produtos não é?

 Bodebrown

Sempre presente no festival,outra cervejaria que indico a visita no Festival Brasileiro da Cerveja é a cervejaria Bodebrown,de Curitiba. Também com produtos bastante irreverentes e ímpares, assim como a Colorado. Se inspira ,ao meu ver,principalmente na escolacervejeira americana e do reino unido. 
Tem uma linha de produtos bem interessante, principalmente a Perigosa e a Wee Heavy.A Perigosa IPA é uma Cerveja de estilo norte americano "Imperial IPA" ou "Double IPA" para satisfazer as necessidades dos aficcionados por lúpulo, por produtos cada vez mais intensos. Já a Wee Heavy é uma Scotch Ale,bastante alcoólica e encorpada . Como novidade, este ano a Bodebrown vai trazer uma ‘’Cacau IPA’’. Vale a pena conferir de que forma irá nos surpreender.

Way Beer

  
Assim como as outras cervejarias ja citadas,a Way tem um estilo bem arrojado e de uns tempos pra cá vem me surpreendendo com novidades.Estas férias tive a oportunidade de degustar a Double APA deles e a Amburana Lager,até agora a melhor da cervejaria na minha opinião. Estou ansioso para tomar a Belgian Dark Roller Coaster IPA,a qual até hoje não encontrei para comprar em estabelecimentos da região,mesmo nos que comercializam cervejas da marca.O que esperar de uma cerveja que pelo nome diz ser uma cerveja belga escura de estilo IPA ? Será uma surpresa ,espero que das melhores ! 
Entrei em contato com a Way e me foi passado que terão 10 tipos de chopp  disponíveis no festival e,alem de toda a linha de cervejas, o lançamento da ‘’Avelã Porter’’.



Wäls

A Wäls é uma cervejaria mineira.Creio que seja a cervejaria que melhor reproduz no Brasil os estilos de cerveja Belgian Strong Ale.As Dubbel,Tripel e Quadruppel ,as quais eu já admirava muito,ganharam companhia da Petroleum no meu Hall de cervejas favoritas. Lançada ano passado,a Wäls Petroleum foi reproduzida a partir da receita da Dum Petroleum,de uma cervejaria caseira de Curitiba. É uma Russian Imperial Stout robusta,licorosa,densa e aveludada.Muito complexa no aroma e no sabor. Para este ano,creio que a novidade seja a Saison de Caipira,uma cerveja do estilo Saison,de receita belga, elaborada com cana de açúcar. Foi idealizada e elaborada em parceria com o mestre cervejeiro da Brooklyn Brewery NY,Garrett Oliver .


Por fim,gostaria de agradecer a Cervejaria Colorado e a Cervejaria Way por responderem às mensagens que enviei,mostrando que tem respeito e valorizam o trabalho de blogueiros como eu que buscam a difusão da cultura cervejeira. É claro que existem várias outras cervejarias e cervejas a serem conhecidas no festival,como ressaltei no inicio do post. Estas foram apenas minhas dicas pessoais sobre visitas que julgo indispensáveis no festival. Aos leitores do Blog,desejo um ótimo festival,com ótimas e variadas degustações e experiências positivas!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Banda ''Raimundos'' lança cerveja


A banda Raimundos anunciou o lançamento da cerveja que leve o seu nome. Em parceria com a Cervejaria Bamberg, o grupo que está desde os anos 90 fazendo a cabeça da galera, terá a série especial Raimundos Helles. Segundo a cervejaria, o perfil escolhido traz o tradicional estilo da Baviera, sendo uma cerveja clara e leve, porém, com grande personalidade.
A cerveja será vendida em garrafas de 600ml e seu lançamento está previsto para acontecer no Festival Brasileiro da Cerveja que ocorre entre os dias 20 e 23 de março, em Blumenau, Santa Catarina. A distribuição será da Bushido, a mesma que trabalhou com a Sepultura Weizen, outra edição rock n’ roll da marca.

domingo, 10 de março de 2013

Colorado Índica


Como sempre,domingo é um dia sagrado para degustar cervejas e as vezes postá-las aqui no Blog.Estava dando uma olhada nos últimos posts e reparei que ainda não havia postado sobre nenhuma cerveja Brasileira. Sendo assim,fui às compras pre disposto a trazer para casa uma nacional.Creio ter escolhido uma cerveja muito boa de uma cervejaria da qual sou muito fã. Colorado índica,uma cerveja de estilo IPA,com adição de um ingrediente bem brasileiro: rapadura. Pra quem não conhece,o estilo Indian Pale Ale (IPA) nasceu a partir das Pale Ales convencionais Inglesas. Durante o período das colonizações,principalmente das Índias,os soldados Britânicos acostumados a tomar suas ales ,precisavam de cerveja. Só que,como naquela época não havia refrigeração,as cervejas chegavam geralmente estragadas à Índia.Com isso,perceberam que colocando-se mais lúpulo à cerveja e aumentando o corpo da cerveja,ela resistia ao tempo da viajem. A cerveja Pale ale com uma carga mais acentuada de lúpulos foi então batizada de Indian Pale Ale e agradou tanto os soldados Britânicos na Índia como ã população residente no Reino Unido.Desde então este estilo vem se perpetuando e agradando a quem gosta de uma cerveja mais robusta e lupulada,entre eles,este que vos escreve.As English IPA pioneiras foram fonte de inspiração para as American IPA's,que utilizam lupulos americanos mais cítricos e florais.Poise bem, à proposta da cervejaria colorado foi reproduzir este estilo no Brasil,utilizando um ingrediente regional,assim como em toda sua linha de cervejas.Pois bem,vamos à Colorado Índica .Cor âmbar um translucida,ótima formação de espuma,cremosa e persistente. Aroma de lúpulo,um maracuja e ja se sente um leve doce proveniente provavelmente da rapadura.Na boca,mostra-se uma cerveja de bom corpo e apresenta uma leve doçura inicial nos ''engana'' em relação ao que vem a seguir,um aftertaste amargo intenso que logo toma conta de todo o palato.Boa persistência de sabor.No entanto,ao esquentar da cerveja esta doçura proveiente da rapadura é mais evidente.É dificil indicar uma IPA para iniciar-se no mundo das cervejas mais lupuladas,pois a primeira que se toma sempre é um choque de realidade,mas creio que a Índica por ter uma certa doçura bem equilibradaque contrapões de leve o carro chefe desta cerveja que é o lupulo,pode ser interessante para a primeira vez de muitos.Só não digo que esta é minha IPA nacional favorita pois a Colorado nos proporciona também na sua linha de produtos uma Imperial IPA,a Vixnu,um tanto difícil de encontrar mas a qual ainda pretendo postar sobre aqui no Blog.Por fim,uma baita IPA ! Tomo sempre e recomendo,e desta vez não pode ser diferente. Experiemente,esta nacional tem o seu valor ! Saúde !



Colorado Índica
Cervejaria : Colorado
Origem: Ribeirão Preto-SP,Brasil
Estilo : Indian Pale Ale
Álcool (%) : 7,0%
Preço : R$15,00 (Angeloni)




sábado, 9 de março de 2013

#BBC

Durante o Festival Brasileiros de cerveja de 2012, ocorreu a primeira reunião dos Blogueiros Brasileiros de Cerveja, onde foi entrado em um consenso sobre alguns códigos de conduta e ações conjuntas, para garantir o crescimento saudável e,principalmente, com qualidade do grupo. Com este propósito, foi redigida uma carta com nossas intenções,a qual segue abaixo.


1ª Convenção Nacional de Blogueiros de Cerveja
Carta de Intenções

1ª Convenção Nacional de Blogueiros de Cerveja
Carta de Intenções

HISTÓRICO


A atividade cervejeira no Brasil está vivendo uma revolução que começou há cerca de dez anos. As importações de cervejas especiais aumentaram significativamente, cervejarias artesanais vem conquistando uma fatia importante do mercado – ainda que em comparação com as cervejarias de massa seja uma fatia pequena – e os cervejeiros caseiros estão proliferando velozmente e alcançando um nível de excelência na produção comparável ao de países com grande tradição nesta área.

Desde meados da década passada, um grupo de entusiastas acompanha de perto e documenta por meio da internet este processo, publicando cotidianamente ideias, informações e opiniões sobre as mudanças que assistimos neste setor no país. Trata-se de um grupo diversificado em pensamento e ação, que reúne profissionais dos mais diversos ramos do saber, unidos pela paixão por cervejas de qualidade: os blogueiros de cerveja.

Suas palavras alcançam um número crescente de leitores sedentos por saber mais sobre uma das bebidas mais antigas conhecidas pela humanidade. Por isso, influenciam um número também crescente de profissionais de mídia acostumados a lidar apenas com as gigantes cervejeiras globais que, por longos anos, mantiveram domínio absoluto do mercado.

Conscientes de seu papel na difusão da cultura cervejeira no Brasil, após realizarem trabalhos conjuntos para medir a amplitude deste movimento e desenvolverem um fórum online de debates, os blogueiros começaram a se organizar efetivamente em 2011. O presente documento tem a intenção de propor os pontos de convergência dos pensamentos dos integrantes – profissionais e amadores – deste grupo, e propor linha gerais de atuação que reflitam suas preocupações comuns.

PRINCÍPIOS


Os Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC) entendem que a divulgação da cultura cervejeira e a análise do mercado cervejeiro devem obedecer a princípios fundamentais de ética, liberdade de expressão e responsabilidade.

Sendo assim, os integrantes do BBC passam a assumir perante o público os seguintes compromissos:

- De fornecer informações e opiniões isentas de influências comerciais indevidas, devendo ser expressas claramente quaisquer condições de produção do material que possam afetar essa isenção;

- De incentivar, em suas manifestações online e offline, o consumo responsável de bebidas alcoólicas;

- De identificar, sem exceções e com o devido destaque, a autoria e a fonte dos materiais (textos, vídeos, imagens) usados que não sejam de produção do responsável pelo blog e seus eventuais colaboradores;

- De indicar de forma objetiva, adotando quaisquer abordagens e nomenclaturas que julgarem convenientes, a forma de produção das cervejas apresentadas em resenhas e reportagens, distinguindo nitidamente as bebidas caseiras das comerciais;

- De adotar práticas condizentes com as boas intenções expressas neste documento, buscando o convívio harmonioso e o fortalecimento da união de esforços com os demais integrantes do grupo.

AÇÕES


Para identificar os blogs administrados em concordância com os princípios desta declaração, o grupo adotará um selo que será conferido, posteriormente, aos blogueiros que manifestarem vontade de agir de acordo com tais princípios, e deverá ser mantido por estes enquanto isto ocorrer.

Os blogs reunidos sob esta organização buscarão realizar ações conjuntas em prol da difusão da cultura cervejeira no país, que podem tomar a forma de campanhas, eventos, e quaisquer outros meios considerados compatíveis com os ideais expostos neste documento.

Tais ações poderão ser definidas e desenvolvidas por quaisquer dos integrantes do grupo, devendo ter o apoio dos restantes na medida do que estes considerarem pertinente.

Blumenau, Santa Catarina, 24 de março de 2012

ASSINADO:

Alessandra Ta
Cerveja Esmalte (www.cervejaesmalte.com.br)

Alexandre Bratt
CluBeer (www.clubeer.com.br/blog)

André Diniz
Curitiba Beer Club (http://blog.curitibabeerclub.com.br)

André Luís Pereira
Nossos Prazeres (http://nossosprazeres.blogspot.com.br)

Bernardo Couto
Homini lúpulo (www.hominilupulo.com.br)

Bruno Couto
Eu Bebo Sim (www.eubebosim.com)

Bruno Souza
E o que tem pra hoje (www.eoquetemprahoje.com.br)

Carlos Alberto Tavares Coutinho
Cervisiafilia - A história das Antigas Cervejarias (http://cervisiafilia.blogspot.com.br)

Cláudio Solstice
Confesso que Bebi (www.confessoquebebi.com)

Daniel Conde Perez
A volta ao mundo em 700 cervejas (http://700cervejas.blogspot.com)

Fabian Ponzi
Bebendo Bem (www.bebendobem.com.br)

Fabio Andreoli
Ein Prosit Empório (http://blog.einprositemporio.com.br)

Fabio Hofnik
Cerveja Brasilis (www.cervejabrasilis.com.br)

Fabrício Santos
Fullpint (www.fullpint.com.br)

Felipe Baptista
Clube da Cerveja Eisenkreuz (http://clubedacervejaeisenkreuz.blogspot.com)

Felipe Rodrigues
E o que tem pra hoje (www.eoquetemprahoje.com.br)

Filipe Gadotti
Clube da Cerveja Eisenkreuz (http://clubedacervejaeisenkreuz.blogspot.com)

Gabriel Stone
Cultura Cervejeira em Goiás (http://goyazcervejeiro.blogspot.com.br)

Guilherm Schwinn
Gastrobirra (http://gastrobirra.wordpress.com)

Gustavo Corrêa
De gole em gole (www.degoleemgole.blogspot.com)

Ivo Medeiros
Mesa de Bar (http://www.mesadebar-im.blogspot.com.br)

João Fanchin Queiroz
O Contador de Cervejas (http://bardojota.blogspot.com)

João Filho
Cervas Clube (www.cervasfortal.com.br/)

João Gabriel Margutti Amstalden
Panela de Malte (http://panelademalte.blogspot.com)

José Raimundo Padilha
Sommelier de Cervejas (http://sommelierdecervejas.blogspot.com.br)

Leonardo Russo
Cervezando (http://cervezando.wordpress.com)

Linus de Paoli
Rotenfuss Bier (http://rotenfussbier.wordpress.com)

Luciano Castro
O Mestre Cervejeiro (www.omestrecervejeiro.com.br)

Luís Celso Sniecikoski Jr.
Bar do Celso (www.gazetadopovo.com.br/blog/bardocelso)

Manuel Alves Filho
Toque de chef (www.rac.com.br/blog/31/toque-de-chef)

Marcelo Ricardo Monich
Cerveja? Gosto sim. (http://monicheascervejas.blogspot.com)

Marcio Beck
A volta ao mundo em 700 cervejas (http://700cervejas.blogspot.com)

Mauricio Beltramelli
BREJAS (www.brejas.com.br/blog)

Nicholas Bittencourt
Goronah (http://goronah.blog.br)

Patrick Stephanou
Telecerveja (http://telecerveja.blogspot.com.br)

Pedro Tiago Berejuk Bueno
Bier Welt (http://bier-welt.blogspot.com)

Pedro Gibran Fonseca
Bier Kunst (http://bierkunst.blogspot.com.br)

Rafael Borges
Have a Nice Beer (www.haveanicebeer.com.br)

Raphael Rodrigues
All Beers (www.allbeers.com.br)

Robson Vergilio
Vergílio - Rótulos Especiais (http://vergilio.wordpress.com)

Tarcísio Rezende
Cervejeiro Caseiro Tarcísio Vascão (http://cervejeirocaseirotarcisiovascao.blogspot.com.br)

domingo, 3 de março de 2013

Benediktiner Weissbier


Domingo é um ótimo dia para tomar uma cerveja ( e qual dia não é ?),e nada melhor para refrescar neste calor do que uma Weissbier Alemã ! A cerveja de hoje é a Benediktner. Não conhecia até encontrá-la pela primeira vez há um mês em Balneário Camboriú. Como não resisto a rótulos novos, resolvi comprar. Eis que hoje resolvi abri-la. 
De cor alaranjada turva,logo se vê que se trata de uma cerveja não filtrada. Ótima formação de espuma, e esta duradoura. Alta carbonatação. Aroma de panificação e cereais. Na boca,mostra uma acidez inicial,logo se sente o tradicional gosto de banana e também tutti-frutti, o cravo fica em segunda mão,muito discreto.Final doce,sente-se o malte e o fermento.Após o gole fica na boca uma certa sensação de ‘’amanteigado’’. Achei suas características semelhantes à Erdinger Urweisse, ‘’estilo antigo’’ das cervejas de trigo. É diferente de tomar uma Paulaner ou uma Erdinger comum. Outras características, porem ambas tem seu valor. Achei uma Weissbier muito saborosa, com características bem próprias. Cada cerveja alemã que abro, é uma satisfação única. Prosit !



Benediktiner Weissbier
Cervejaria : Benediktiner Weissbrau
Origem: Ettal,Alemanha
Estilo : Weissbier
Álcool (%) : 5,4%
Importadora : Interfood
Preço : R$14,90 (Loja Questão de Gosto)




Brooklyn American Brown Ale


Conhecia pouco das cervejas da Brooklyn,até que resolvi experimentar a IPA deles e fui surpreendido.Desta vez,resolvi provar a Brown Ale. De cor marrom muito escura, quase negra e boa formação de uma espuma bege e cremosa.Aroma de chocolate e caramelo se sobressai a um leve lúpulo.Na boa,pouca doçura inicial. O seco e amargo é evidente, mesmo se tratando de uma Brown Ale. Conforme a cerveja vai esquentando, certo dulçor aparece. Final pouco marcante, sente-se o lúpulo e  uma sensação um tanto acida nas laterais da boca.
No começo,esperava uma cerveja mais maltada,mais doce. Enganei-me,esqueci que se tratava da escola norte americana de cervejas,lúpulo lúpulo e lúpulo !Entendendo seu propósito e seu jeito de ser, classifico-a como uma boa cerveja. Diferente, irreverente, com seu jeitão próprio.

Brooklyn Brown Ale
Cervejaria : Brooklyn Brewery
Origem: New York,USA
Estilo : American Brown Ale
Álcool (%) : 5,6%
Importadora : BrazilWays
Preço : R$9,00 (Angeloni)
Site: http://brooklynbrewery.com



sábado, 2 de março de 2013

Primator Double

Quando os planos de sábado não incluem sair de casa,com certeza tem cerveja nova a ser degustada. Passando hoje pelo Baviera Bier Haus,resolvi comprar algo diferente,que nunca tinha provado nem ouvido nada sobre. Eis que encontrei a Primator Double 24%. Logo fiquei surpreso com o número,mas logo vi que este refletia o extrato primitivo,e não o teor alcoólico,que é de consideráveis 10,5%. Pois bem,resolvi levá-la.Pelo rótulo,pouco pode-se saber sobre o estilo,coloração e afins,apenas vi que era tcheca. Pesquisando sobre sua origem antes de abri-la,descobri que é uma Porter,e uma das mais robustas do estilo.Me deixou com uma certa expectativa para tomá-la. 
Pois bem,chegou a hora.  Formação de espuma foi um espetáculo. Esta permanece espessa e cremosa. Cor negra opaca de espuma bege clara. Aroma intenso, licoroso, amadeirado, com notas de chocolate.Na boca,grande surpresa. Não é como as porters que geralmente encontramos. É mais encorpada,aveludada,licorosa,mais intensa ! Se tu estás  procurando uma cerveja equilibrada,esta não é pra ti.O sabor doce é predominante,não se sente nada de lúpulo.O álcool aparece evidente .Fui tomando-a como um licor,em pequenos goles. Fala-se muito em harmonização de chocolate com cervejas escuras, creio que com está seria perfeita ! Uma bola de sorvete de creme cairia muito bem. Aliás, fui até a geladeira para experimentar mas o sorvete tinha acabado.Por fim,creio que valeu a experiência por ter fugido dos padrões das porters,mas creio que não aparecerá novamente na minha geladeira por questão de preferência.





Primátor Double 24%
Cervejaria : Pivovar Náchod
Origem: República Tcheca
Estilo : Porter
Álcool (%) : 10,5%
Importadora : Importbeer
Preço : R$15,50 (Baviera Bier Haus)
Site: http://www.primator.cz/